Nessa quarta-feira (05/12) começa o horário especial de Natal de funcionamento do comércio de Tubarão, que vai até o dia 24 de dezembro. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) trabalha com a estimativa de 10% de aumento no volume das vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

O comércio se volta otimista para estes dias de dezembro como forma, de muitos empresários, buscarem a recuperação nas vendas em um ano que não foi dos mais fáceis. “Tivemos Copa do Mundo, eleições e um ano conturbado política e economicamente. Agora é hora de nos voltarmos para os novos governantes e na esperança de dias melhores para todos. O otimismo também vai lá adiante”, avalia o presidente da CDL, Harrison Marcon Cachoeira.

Mas neste exato momento, segundo Harrison, é necessário pensar e se concentrar no local, na certeza de que se terá um Natal excelente para todos. “Nos preparamos para isso. Esta preparação não se restringe apenas ao que o comércio vai ofertar, mas em uma decoração realizada em parceria entre CDL e prefeitura que transforma nossa Tubarão em atração natalina. O Natal é um período importante para a economia de Tubarão e o comércio varejista tem um papel fundamental neste processo”, pontua.

Todo este trabalho culminará nesta quarta-feira (05/12) com a abertura do comércio em horário especial, das 9 às 22 horas. No mesmo dia, a partir das 20h30, acontece o grande desfile de Natal pela Avenida Marcolino Martins Cabral, que vai encantar a todos.

 

A força do comércio

Para Harrison Marcon, não há como negar a força do comércio varejista para a economia de Tubarão. “É uma realidade absoluta. E nesta época de Natal isto fica ainda mais evidente com a geração de empregos e com o aumento no volume de vendas que faz a economia girar”, avalia. Para se ter ideia da força do comércio, a região registrou saldo positivo de 453 empregos formais em outubro, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O comércio, aponta Harrison, foi o que mais contribuiu para este resultado, gerando 293 novos postos de trabalho.

O saldo positivo de empregos com carteira assinada ficou com Tubarão. Dos 293 empregos gerados pelo comércio na região, Tubarão proporcionou 170 novas vagas de trabalho e deste total o comércio varejista abriu as portas para 154 pessoas. No Estado, o comércio foi o que também apresentou saldo positivo de 4.049 empregos.

Com o horário especial de Natal, a estimativa da CDL é de que o comércio abra vagas para cerca de 500 trabalhadores temporários. Mas muito deles, segundo Harrison, acabam se efetivando.

 

Horário de Natal

A partir desta quarta-feira (05) o comércio de Tubarão passa a adotar horário especial de funcionamento para o Natal. De quarta a sexta-feira o horário será das 10 às 22 horas. No sábado (08) das 9 às 17 horas e no domingo estará fechado.

No período de 10 a 14 (segunda a sexta) o horário será das 10 às 22 horas. No sábado (15) o comércio fica aberto das 9 às 17 e no domingo das 17 às 22 horas. De 17 a 22 (segunda a sábado) abertura das lojas será das 10 às 22 horas e no domingo das 17 às 22 horas. Na véspera do Natal o funcionamento será das 9 às 17 horas.